7 benefícios da medicina preventiva que você não sabia

Médico realizando consulta de medicina preventiva

Entenda o conceito de medicina preventiva e todos os benefícios desta prática

É comum pensarmos que a ida ao médico só é necessária quando temos algum tipo de sintoma ou sinal do organismo de que alguma coisa está errada. 

Ao longo do tempo, a medicina tem usufruído e incorporado inúmeras tecnologias e inovações científicas nos seus processos de atendimento diário. Isso inclui infraestrutura, exames, diagnósticos e atendimento. 

A ideia de que se está saudável só pelo fato de não ter nenhum sintoma de doença está perdendo espaço na população geral. E ainda bem! A medicina preventiva é um exemplo de como utilizar a medicina a seu favor.

A medicina preventiva leva em consideração muitos aspectos do corpo humano alterando o objetivo antigo de apenas curar e instaurando um novo propósito: o da manutenção da saúde. 

Com isso, é possível aumentar a qualidade de vida das pessoas, a saúde a longo prazo e a prevenção de qualquer doença mais grave.

O que é medicina preventiva?

A medicina preventiva começa nos nossos hábitos particulares. Realizar exercícios físicos, seguir uma alimentação saudável, realizar exames gerais de maneira periódica e se atentar à saúde mental e emocional são maneiras de começar, por si só, a desenvolver hábitos de prevenção. 

A medicina preventiva começa por você e se estende aos médicos, clínicas e exames gerais. Você sabia que existem, ainda, quatro áreas de atuação diferentes quando pensamos neste tipo de conduta? Confira a seguir!

Prevenção primária

A prevenção primária é a principal das quatro áreas. Isso porque atua especificamente para evitar que doenças apareçam no organismo do paciente e, além disso, permaneçam no indivíduo. Esta área é colocada em prática antes mesmo de aparecerem os primeiros sintomas! 

Prevenção secundária

Já a prevenção secundária, por outro lado, tem como método principal o diagnóstico e tratamento de doenças ainda no seu estágio inicial, impedindo que ela se evolua e agrave. 

Prevenção terciária

Quando pensamos na medicina preventiva terciária, temos que ter em mente que ela é voltada para a diminuição dos impactos negativos da doença no organismo, buscando reduzir ao máximo qualquer tipo de complicação. 

Prevenção quaternária

Por fim, a prevenção quaternária inclui métodos que atenuem os efeitos colaterais das intervenções médicas que foram necessárias até este estágio, eliminando efeitos excessivos ou desnecessários para o paciente.

Medico e paciente medicina preventiva

Os benefícios da prática de prevenção de doenças

1. Qualidade de vida para os funcionários

Este, com certeza, é o principal benefício de se praticar a medicina preventiva. Ações e atitudes tomadas para prevenir e aumentar a sua saúde causam inúmeros efeitos positivos para o seu dia a dia geral. 

É possível ter uma vida mais saudável, ativa e menos propensa a desenvolver qualquer tipo de doença quando pensamos nos esforços individuais de cada um dentro das prevenções possíveis. 

2. Mais produtividade e menos faltas no trabalho

Empresas que optam por realizar um plano de saúde corporativo que priorize aspectos da medicina preventiva faz com que seus funcionários e colaboradores faltem menos ao trabalho, por exemplo. 

A motivação e o sentimento de que a empresa se importa com o seu bem estar físico e psicológico causa, também, a realização das atividades de maneira mais entregue, assertiva e motivada.

3. Menos desperdício de recursos

Quando se tem o costume de ir ao médico frequentemente, as pessoas tendem a ter menos complicações de saúde e, consequentemente, utilizam menos os serviços médico-hospitalares. 

Investir na medicina preventiva diminui os desperdícios, as possíveis internações e os problemas que são relacionados ao excesso de procura médica.

4. Redução de gastos

A redução de custos assistenciais é uma grande vantagem no investimento deste tipo de prevenção. Evita o desenvolvimento de diversas doenças, diminui a necessidade de tratamentos e exames mais profundos. 

Com isso, é possível garantir que haja um melhor reajuste anual das negociações com convênios médicos e operadoras de saúde. Esta redução de gastos acaba ajudando, inclusive, os funcionários que não precisam se preocupar tanto com a compra de remédios e o pagamento de exames adicionais.

5. Retenção de talentos

Diminuir a alta rotatividade de funcionários de uma empresa pode estar diretamente relacionado com a contratação de planos de saúde com o foco na medicina preventiva. 

Investir na saúde mental e física dos funcionários previne, também, que talentos e novos funcionários sejam desligados com frequência. A retenção deste tipo de profissional se torna muito mais natural e recorrente.

6. Diminuição da possibilidade de processos

É importante pensar sobre os acidentes de trabalho e em como este tipo de ação preventiva, em conjunto com a ergonomia do ambiente, podem diminuir as possibilidades de processos ou problemas com a lei. 

Doenças laborais e problemas com o psicológico dos funcionários podem ser diretamente ligados com os serviços prestados para a empresa e a falta de ações preventivas de saúde. 

7. Funcionários motivados e a longevidade

Poucas coisas são tão importantes quando dedicar sua carreira profissional e seus estudos acadêmicos a uma empresa ou companhia que procure dar algo em troca aos seus funcionários. 

O que ocorre é um processo natural de dedicação, trabalho duro e importância ao que se faz para que nenhum dos seus benefícios trabalhistas sejam perdidos.

Ademais, pessoas que fazem ações preventivas de saúde tendem ter uma vida funcional muito maior em comparação com indivíduos que não se atentem a isso. 

Related Articles