Como prevenir acidentes de trabalho
Veja como evitar acidentes de trabalho com dicas práticas de prevenção
Cuidar e preservar a saúde dos funcionários é um dos principais desafios de gestores em todo o mundo. Criar um ambiente seguro, eficiente e de qualidade para todos que realizam uma função em uma empresa, fábrica ou, até mesmo, startups e agências.
Qualquer ambiente de trabalho está sujeito às doenças ocupacionais e incidentes, sendo responsabilidade dos gestores desenvolver métodos e planos de ação sobre como evitar acidentes de trabalho.
O mais importante é procurar adaptar os conhecimentos e ideias já existentes, sobre saúde e segurança, à sua realidade cotidiana. Por mais distante que pareça ser para a rotina da empresa, as doenças ocupacionais não acontecem apenas em ambientes que têm alto grau de risco.
No Brasil, são mais de 700 mil pessoas anualmente diagnosticadas com algum tipo de acidente relacionados ao seu espaço de trabalho. Separamos 8 dicas práticas de prevenção para adequar o local de trabalho da sua empresa e cuidar dos seus funcionários de maneira efetiva. Acompanhe com a gente:
8 dicas de como evitar acidentes de trabalho
1. Invista na comunicação interna
Promover um diálogo aberto, divulgar os riscos e anunciar possíveis incidentes é essencial quando pensamos em como evitar acidentes de trabalho.
Uma empresa segura e de sucesso depende muito da sua capacidade de realizar uma comunicação interna aberta, assertiva e eficiente.
Apesar de extremamente importantes, não é apenas com SSO, PGR ou EPIs, que se faz cum bom trabalho de segurança.
Comunicar a importância da participação de todos os funcionários no entendimento das medidas e ações preventivas é crucial.
A realidade é que os esforços para evitar acidentes de trabalho precisam ser multidisciplinares e com o envolvimento de todos os níveis de cargos presentes na empresa.
2. Promova campanhas e treinamentos
Este item é quase como uma continuação da importância do investimento na comunicação interna. Promover campanhas de conscientização, treinamentos e debates sobre SST (Saúde e Segurança no Trabalho) faz com que os colaboradores e funcionários não só percebam a importância do tema, mas também atuem ativamente na prevenção de acidentes.
Procure definir uma equipe que cuide de perto dessas campanhas educativas, invista em cursos online rápidos e forme profissionais ainda mais engajados e colaborativos.
Existe muito conteúdo relevante online para serem compartilhados com os funcionários, além de ser possível um incentivo para a evolução individual de colaboradores que se identificam e gostam do tema.
3. Previna doenças ocupacionais
A prevenção de doenças ocupacionais na lista de como evitar acidentes de trabalho é um item de profunda relevância. Doenças ocupacionais podem ser classificadas em várias vertentes.
Existem as relacionadas aos riscos físicos (ruídos, quedas, temperatura e fumaça) e aquelas que correspondem à ergonomia (má postura, lesões musculares, repetição de movimento e problemas nas articulações), por exemplo.
Dia após dia, más condições no espaço físico de trabalho podem ocasionar a médio e longo prazo doenças ocupacionais mais sérias e permanentes.
4. Mantenha o espaço de trabalho organizado
Você ficaria surpreso ao saber a quantidade de acidentes gerados por falta de organização e limpeza do ambiente de trabalho.
Estes descuidos pequenos, quando se juntam à intensidade das rotinas dos funcionários, tendem a se maximizar e interferir diretamente na saúde, na segurança e na produtividade das equipes.
Cuidar para que tudo esteja limpo, organizado e planejado para as especificidades do seu negócio é uma maneira bastante eficaz de evitar acidentes de trabalho.
5. Desenvolva um plano de ação
Após definir suas ações preventivas de maneira detalhada e específica, volte seu foco para o desenvolvimento de um planejamento focado no “depois”. Tão importante quanto prevenir é saber como agir caso algum acidente de trabalho aconteça.
Procure pensar em passo a passo que sirva para situações de alto risco e para situações de baixo risco. Caso algo grave aconteça, como sua equipe irá reagir? Para quem ligar? Como realizar os primeiros socorros?
Quando não estamos em momentos de perigo, conseguimos pensar de maneira mais centrada e fria, mas quando ocorre um cenário de ameaça, é comum que não saibamos como agir.
Ter um manual com dicas e atitudes práticas pode fazer com que as consequências negativas sejam muito menores e menos prejudiciais.
6. Não se esqueça da manutenção dos equipamentos e máquinas
Um erro básico e muito comum de inúmeras empresas é o de se preocupar com a substituição e manutenção de equipamentos, máquinas e infraestrutura apenas quando efetivamente começam a ter defeitos de funcionamento ou quebram de vez.
A quantidade de acidentes causados por este tipo de ação não-preventiva é enorme e poderiam ser amplamente evitadas. Considere fazer uma planilha de datas de compras e manutenção dos principais materiais disponíveis para o trabalho.
Cadeiras, máquinas, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), lâmpadas de iluminação, janelas. Tudo é passível de manutenção, não sendo possível ter um controle apenas baseado na memória dos funcionários. A negligência é um dos principais fatores de risco dos negócios.
7. Bem-estar corporativo
Sabemos que o trabalho é uma atividade cansativa. Seja um cansaço físico ou mental, realizar a mesma função por oito horas seguidas pode causar uma série de condições de saúde que são prejudiciais para o bem-estar dos colaboradores.
O conforto culmina em produtividade, a segurança resulta em eficiência e a satisfação está diretamente relacionada à assertividade e vontade de doar o tempo ao trabalho.
Dentre as medidas possíveis de como evitar acidentes de trabalho, a ginástica laboral, as atividades físicas e a promoção de hábitos saudáveis estão entre as mais possíveis de se aplicar.
Separar parte dos lucros mensais para este tipo de prevenção não pode ser considerado um gasto, mas um investimento.