A importância de SSO para pequenas empresas
Entenda a relevância do sso para pequenas empresas e o que significa o conceito
SSO é uma abreviação para o termo Saúde e Segurança Ocupacional e diz respeito às medidas que precisam ser tomadas pela empresa com o objetivo final de desenvolver um ambiente que seja seguro para os colaboradores realizarem suas tarefas com tranquilidade e eficácia.
Trabalhar com receio ou preocupado com as condições físicas do trabalho gera insegurança e atraso nos prazos de entrega, por exemplo. O SSO para pequenas empresas é tão importante quanto para fábricas e empresas de grande porte.
O principal objetivo do SSO é, justamente, evitar e reduzir qualquer tipo de acidente que possam acontecer dentro do trabalho. Sejam eles físicos, mentais, biológicos ou químicos.
Desenvolver um planejamento focado na Saúde e Segurança Ocupacional leva em consideração três etapas principais: avaliação, identificação e controle de riscos. O plano geral trata da saúde e da segurança como temas de grandes esferas diferentes e, ao mesmo tempo, correlatas.
A saúde e a segurança na vida profissional
SSO para pequenas empresas e negócios de grande porte precisam se atentar à saúde ocupacional dos seus funcionários. Quando pensamos na saúde, é preciso ter em mente que estamos falando de prevenções relacionadas à saúde física e mental.
Agentes físicos (ruídos, vibrações e temperatura), agentes biológicos (vírus, bactérias e fungos) e agentes químicos (ácidos, fumaça, vapor e gases tóxicos) são os três principais itens que demandam atenção especial.
A ergonomia também é uma grande aliada da saúde ocupacional, evitando doenças causadas por má postura ou esforços repetitivos, por exemplo.
A segurança ocupacional, por outro lado, irá focar seus esforços e planejamento para diminuir acidentes e perigos tangíveis da rotina de trabalho. O objetivo principal desta esfera dentro do SSO é a de proteger a integridade mental, física e social dos colaboradores.
A segurança ocupacional se preocupa com a higiene, a medicina do trabalho, os riscos de manuseio das máquinas, as doenças provenientes do espaço e as questões físicas dos colaboradores.
Este conjunto de análises da saúde e da segurança tornam o ambiente ainda mais focado na produtividade e no bem-estar das pessoas contratadas pela empresa ou fábrica.
A importância do SSO
Os benefícios do SSO para pequenas empresas passam por inúmeras etapas do trabalho e sucesso do negócio. Melhorar as condições de saúde da equipe, por exemplo, gera menos necessidade de atestados médicos, faltas por causa de lesões e incômodos na rotina.
Identificar os riscos do ambiente de trabalho e prevenir acidentes são outras questões que, consequentemente, diminuem as ocorrências médicas e os custos inesperados com funcionários.
Transformar o ambiente de trabalho com a finalidade de se tornar mais seguro e com melhor clima organizacional, aumenta o rendimento de toda a cadeia de colaboradores.
Outro ponto importante de ser levado em consideração é o crescimento da satisfação da equipe e a sensação de que a empresa não poupa esforços para fazer com que seus funcionários estejam protegidos e devidamente assistidos em todos os âmbitos.
Para pequenas empresas, estes benefícios são ainda mais sentidos, já que a tendência é a de todos os funcionários trabalharem mais próximos um dos outros.
Esta troca de opiniões e impressões de como a empresa trata seus colaboradores, quando o ambiente é positivo e seguro, só trará consequências positivas.
SSO para pequenas empresas e a legislação brasileira
Recentemente, no início deste ano, o governo federal buscou simplificar e modernizar aspectos específicos das normas de Saúde e Segurança no Trabalho.
A principal alteração foi a dispensa de micro e pequenas empresas da obrigatoriedade legal de realizar o SSO. Vale lembrar que estas novas normas valem apena para negócios pequenos e que possuem graus de risco baixo ou muito baixo, ok?
Se sua empresa não expõe os funcionários a riscos químicos, físicos ou biológicos, você não será multado. Em todo o caso, não é apenas por ser passível de multas e punições que você prezará pela saúde e segurança dos seus funcionários.
Como vimos, a lista de benefícios para os colaboradores e para a empresa é extensa. A dica é adaptar todos os esforços para o tamanho do seu negócio. Se sua empresa não possui grau de risco alto o suficiente para ser obrigatório o desenvolvimento do SSO, realize medidas menores e mesmo assim eficazes.
A ergonomia no trabalho é um ótimo ponto de partida que já previne e analisa uma gama enorme de possíveis problemas e riscos.
Focada na postura, medicina ocupacional, relaxamento e infraestrutura, a ergonomia busca fazer com que os empregados se sintam saudáveis e confortáveis para realizar as suas tarefas diárias.
Pequenas medidas e grandes resultados
As medidas de SSO para pequenas empresas, por não ser obrigatória, podem ser adotadas de maneira mais simples e focada nas necessidades específicas de cada equipe ou função. Considere desenvolver treinamentos de capacitação, educacionais e protetivos, por exemplo.
Fazer com que os colaboradores entendam a importância destas medidas é tão relevante quanto as próprias ações. Faça com que os ambientes sejam devidamente iluminados, ventilados e sinalizados.
Planeje a disposição dos móveis pensando no fluxo de passagem e na altura das mesas e telas de computador ajustadas para o conforto dos funcionários.
Planejar dias de massagem e relaxamento, além de incentivar que todos se alonguem antes de iniciar o trabalho, pode parecer superficial, mas a diferença a médio e curto prazo são palpáveis.
Conforto aumenta a produtividade, a entrega e a efetividade da produção dos colaboradores. Ginástica laboral praticada nos intervalos e rotatividade de tarefas pode ser um ótimo começo para medidas de saúde e segurança no trabalho, evitando lesões, desconfortos e condições psicológicas.