Exames de Covid in Company: quais são os benefícios?

colaborador realizando exame de covid

Descubra como funciona o exame de covid in company e quais são seus benefícios

A pandemia do coronavírus alterou a rotina pessoal e profissional de pessoas do mundo inteiro. Após o grande período de isolamento social e home office, empresas e companhias estão voltando a exigir a presença dos seus funcionários no local de trabalho. 

Além de se certificar que a infraestrutura dos ambientes esteja segura e devidamente adaptada, inúmeras empresas vêm optando pelo exame de covid in company.  A ideia é planejar a volta das atividades de maneira responsável, eficaz e prudente.

Para que tudo aconteça conforme o planejado, é preciso entender a diferença dos testes e resultados disponíveis atualmente, além de aplicar todas as medidas necessárias para a contenção do contágio. 

É comum que empresas possuam espaços que são considerados de alto risco de contaminação: pouca ventilação, ambientes fechados com ar-condicionado e mais de 10 pessoas dividindo o mesmo espaço. 

Fazer o máximo para garantir que todos os funcionários presentes estejam protegidos e testados é essencial para que o resto das regras de convivência realmente funcionem. 

Separamos algumas informações importantes sobre os tipos de testes disponíveis, o exame de Covid in company e os benefícios de optar pela testagem geral dos funcionários. Acompanhe a seguir:

Como funciona o exame de Covid in company?

Com a flexibilização do isolamento social nos últimos meses, a quantidade de pessoas que voltaram a trabalhar presencialmente cresce a cada semana. Com isso, medidas como o exame de Covid in company foram adotadas por diversos estabelecimentos e escritórios. 

Empresas que disponibilizam este tipo de exame a domicílio ou in company oferecem toda a infraestrutura para a testagem de funcionários, coordenadores e equipe diretamente na empresa. 

São agendados dias e horários específicos para a realização dos testes, podendo ser de uma vez ou em grupos separados por dia. 

Os resultados dos exames podem ser acessados de maneira virtual em aproximadamente 72 horas. A facilidade da compra de testes sem a necessidade de precisar adaptar espaços para o seu armazenamento e aplicação é o grande ponto alto dos exames in company. 

As empresas que oferecem os testes a domicílio possuem uma rede de funcionários qualificados para tal, sem existir problemas com logística e qualidade de aplicação.  

Os benefícios da testagem nos funcionários

Ao pensarmos no desenvolvimento de um ambiente de trabalho seguro para os colaboradores de uma empresa, um conjunto de ações devem ser levadas em consideração. 

Primeiro é preciso entender as mudanças estruturais possíveis para a proteção dos funcionários. Depois disso, a empresa disponibiliza os utensílios essenciais para a higiene como máscaras e álcool em gel, por exemplo.  

A testagem em massa dos funcionários terá o objetivo de assegurar e complementar todas as medidas já tomadas. Por ser um ambiente de alto risco de contágio, a presença de um funcionário diagnosticado com covid-19 pode causar consequências profundamente negativas. 

Não apenas para o funcionamento da empresa e o cumprimento das funções, mas para a vida dos colaboradores e suas famílias. 

Demonstrar o cuidado para com os seus funcionários e seus familiares é essencial quando pensamos na situação de voltar ao trabalho em uma pandemia. 

Prezar para que as coisas aconteçam da melhor maneira possível pode significar, inclusive, uma melhora na produtividade e entrega dos funcionários e colaboradores. 

Realizar testagens periódicas neste período significará menos ausências nos postos de trabalho, maior satisfação dos funcionários e menor probabilidade de contágio na empresa.

Entenda as diferenças entre os testes 

Existem algumas opções disponíveis de testes para identificar a doença: o RT-PCR e o sorológico. Cada um com os seus objetivos e diagnósticos, o segredo para a confiabilidade do resultado é saber qual dos dois testes é mais indicado para uma situação específica. 

Os exames de diagnóstico são uma das principais recomendações da OMS para o controle da disseminação do vírus e é crucial para a retomada das atividades com segurança.

Testes sorológicos

Os testes sorológicos têm como principal objetivo identificar se o corpo da pessoa possui uma resposta imunológica contra o vírus. Isto é identificado pela presença dos anticorpos IgM e IgC. 

Este tipo de testagem é recomendada para quando o indivíduo já passou pela segunda semana da doença, momento em que seu corpo começa a produzir anticorpos. 

Contudo, a sorologia não é o tipo de teste indicado para o exame de Covid in company. Isso porque o teste mostra exclusivamente a resposta do organismo contra o vírus, não sendo possível ser utilizado como uma ação preventiva. 

Quando uma pessoa testa positivo no sorológico significa que ela já teve o vírus e não que ela está com ele no momento. Ou seja, se a intenção é evitar que o contágio aconteça no ambiente de trabalho, o teste sorológico não funcionará conforme o planejado.

Testes RT-PCR

Por outro lado, o teste RT-PCR é aquele que busca identificar a atividade do vírus covid-19 no momento em que o procedimento é realizado. 

Ou seja, a realização do RT-PCR é indicada nos períodos iniciais da doença, durante a primeira semana, quando o organismo possui uma quantidade relevante do Sars-CoV-2 na corrente sanguínea. 

A coleta é feita a partir de um cotonete especialmente longo, que alcança a garganta do indivíduo pelas vias nasais.

Porém, neste tipo de exame é possível que aconteçam resultados falso-negativos e falso-positivos. O primeiro caso acontece quando você realiza o teste até três dias depois de ter sido infectado com o vírus. 

Neste período de 72 horas o covid-19 ainda não se espalhou pelo organismo em quantidade suficiente, sendo improvável que o exame consiga identificá-lo neste estágio. 

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.