Como cuidar da saúde dos seus colaboradores no dia a dia

Colaborador realizando ginástica laboral

Veja dicas práticas de melhorar a saúde dos colaboradores

Em muitos casos, a saúde dos colaboradores está diretamente relacionada até mesmo com o sucesso ou fracasso de uma empresa. 

Pessoas motivadas, com a saúde em dia e bem humoradas na rotina de trabalho fazem com que os objetivos de uma campanha ou projeto sejam alcançados com ainda mais eficácia e segurança. 

Estudos realizados pela Emplyee Benefit Trends, em 2020, corroboram com a ideia de que um funcionário feliz pode significar em um aumento de 12% no engajamento, 9% na produtividade e 10% na lealdade perante a empresa.

Além disso, quase 80% dos colaboradores concordaram que a empresa é a responsável pela saúde, bem-estar e conforto dos seus funcionários. 

Para isso é necessária uma combinação de fatores que estimule uma melhora na saúde física, mental, financeira e econômica dos contratados. 

Se uma empresa realiza esforços para incentivar hábitos saudáveis, propiciar um ambiente de trabalho confortável e fazer com que seus funcionários estejam psicologicamente assistidos, as chances de consequências positivas serem percebidas no dia a dia são enormes. 

Saúde dos colaboradores em pauta

O Integrated Benefits Institute realizou estudos nos Estados Unidos que indicaram um gasto anual de US$ 530 bilhões de dólares com a saúde dos seus colaboradores. 

Programas de prevenção podem, e devem, ser colocados em prática para que os investimentos e lucros possam ser direcionados para outros tipos de fins. Gastar com a saúde mental e física das pessoas contratadas é, na verdade, um investimento para um ambiente de trabalho mais produtivo e objetivo. 

Veja seis dicas práticas de como incorporar ações preventivas no dia a dia da empresa e melhorar o relacionamento entre os funcionários e contratantes:

6 dicas práticas de como melhorar a saúde dos colaboradores

1. Sala de descompressão

A sala de descompressão nada mais é do que um local específico da empresa pensado para desconectar os funcionários das suas funções. O objetivo principal desse tipo de iniciativa é o de promover alguns minutos de relaxamento durante o dia. 

Aliviar a tensão, esquecer da pressão dos prazos e liberar a mente para voltar às tarefas revigorado. 

O fato de estar altamente concentrado por muitas horas seguidas desgasta a disposição dos funcionários que, consequentemente, tendem a errar mais e ter menor produtividade. 

Bons momentos no ambiente de trabalho fazem com que os colaboradores se sintam valorizados, importantes e seguros.

2. Infraestrutura

O conforto é cada vez mais notável como um pilar importante na saúde dos colaboradores. Medidas ergonômicas no ambiente de trabalho melhoram as condições físicas e mentais das pessoas, interferindo diretamente na produção diária. 

Investir em cadeiras desenvolvidas para o ambiente de trabalho, mesas com altura suficiente para evitar que a cabeça fique curvada para baixo e orientar seus funcionários a fazerem alongamentos periódicos são exemplos de ações voltadas para a saúde dos colaboradores. 

Vale considerar implementar treinamentos de toda a cadeia de funcionários com o objetivo de compartilhar maneiras de evitar efeitos negativos com a postura e os hábitos no trabalho.

3. Momentos leves

Estimular a atividade física dos colaboradores é de extrema importância para uma vida ativa e saudável. Exercícios previnem doenças, aumentam a disposição no trabalho e, além disso, contribuem para que os funcionários criem relações entre si. 

Procure profissionais especializados em ginástica laboral que proporcione momentos de relaxamento, alívio da tensão, melhora no condicionamento físico e evite lesões de esforço repetitivo. 

Momentos leves aumentam a saúde dos colaboradores e proporcionam uma melhor socialização entre todos. Happy hour, pequenas festas temáticas e cafés da manhã, por exemplo, podem ser inícios práticos e eficazes. 

Atendimento psicológico para colaboradores

4. Atendimento psicológico

Não é só de saúde física que se faz um colaborador apto a realizar as suas funções de trabalho. A saúde mental é tão importante quanto e deve ser profundamente considerada nos planos para um melhoramento da saúde dos colaboradores

Promover reuniões que são focadas na escuta empática dos contratados, ter convênio com psicólogos e terapeutas, realizar palestras e workshops voltados à saúde emocional e psicológica é essencial quando pensamos no bem estar das pessoas. 

Crie um ambiente seguro em que as pessoas são ouvidas e recebem feedbacks didáticos. Permita que seu funcionário tenha maneiras de procurar por ajuda, evitando ao máximo a exposição e julgamento.

5. Incentive uma alimentação saudável

A alimentação é parte crucial da saúde dos colaboradores. Muitas vezes o funcionário faz todas as suas refeições diárias nas dependências da empresa. Do café da manhã a um lanche rápido depois do horário de trabalho, as empresas necessitam ter infraestrutura completa para quem deseja trazer sua comida de casa para almoçar, por exemplo. 

Caso não seja possível ter um refeitório em que a empresa consegue criar cardápios especiais com nutricionistas, faça com que exista a possibilidade de comer de maneira saudável. 

Oferecer um café da manhã com muitas fibras, frutas e iogurtes fará com que as pessoas comecem o dia com energia suficiente.

6. Campanhas de conscientização 

A falta de orientação faz com que muitas pessoas criem hábitos negativos. Ensinar e direcionar os colaboradores para prevenir doenças, realizar check-ups periódicos e perceber a necessidade de demais campanhas de conscientização é crucial para que todos estejam cientes dos valores e intenções da empresa.

Quando medidas de proteção, saúde e redução de estresse são implementadas, a tendência é que aumente a sensação de pertencimento dos funcionários. 

Utilize o calendário de datas nacionais, pesquise as ações temáticas do mês e produza conteúdos educativos para serem compartilhados com todos. 

Faça com que seus colaboradores sejam ouvidos e se sintam incluídos nas atividades da empresa. 

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.