PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais / NR9

Realize seu Programa com Quem Realmente Entende do Assunto. São 20 Anos de Mercado e Top Of Mind em RH.
Na LaborMesp Você Pode Confiar!
Sobre a NR9 - PPRA

O PPRA ou Programa de Prevenção de Riscos Ambientais permite que empresa e colaboradores trabalhem em conjunto para identificar, evitar e/ou controlar situações que exponham o trabalhador a riscos diretamente relacionados ao ambiente de trabalho.

Desta forma, a empresa oferece um espaço seguro para que os colaboradores desempenhem suas tarefas com satisfação e qualidade.

Saiba Mais Sobre o PPRA

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais considera riscos que abordam agentes físicos como ruído, vibrações e temperatura; agentes químicos como poeiras, gases e vapores; e agentes biológicos como bactérias, fungos e vírus.

O PPRA deve contemplar, no mínimo, o planejamento anual; estratégias e metodologias de ação; registro, manutenção e divulgação dos dados; e avaliação do desenvolvimento.

As fases do PPRA são (1) antecipação e reconhecimento dos riscos; (2) estabelecimento das prioridades e metas de avaliação e controle; (3) avaliação dos riscos e exposição dos trabalhadores; (4) implantação de medidas de controle; (5) monitoramento dos riscos; (6) registro e divulgação dos dados.

Dicas Para Sua Empresa

(1) Utilize o documento-base e o plano de ação como uma forma de estreitar o relacionamento entre empresa-colaborador. Mostre que a empresa esta interessada em melhorar as condições de segurança e trabalho.

(2) Incentive seus colaboradores a participarem e sugerirem melhorias para o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais da sua empresa

(3) Divulgue os resultados em murais, jornais internos e outros canais de comunicação entre a empresa e os funcionários

Saiba Mais Sobre o PPRA / NR9

OAV9FP0

[Infográfico] A Importância e os Benefícios do PPRA

Confira, em um infográfico exclusivo, a importância e os benefícios do programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA. Clique aqui e continue lendo...

Programas Implementados
Exames Realizados
Cidades Atendidas
Colaboradores Assistidos

Conheça Nossa Estrutura

A LaborMesp possui 3 unidades, devidamente equipadas e prontas para atender você e seus funcionários.

  • Matriz Jabaquara, Unidade Ipiranga e Unidade Barueri
  • Exames admissionais, demissionais e periódicos com hora marcada e agendamento via telefone, email e/ou plataforma online
  • Todos os exames complementares que sua empresa precisa
  • Atendimento móvel
  • Todos os cursos e treinamentos exigidos pelo MTE, in company ou nas unidades LaborMesp

Confira Alguns Clientes que já Confiam na LaborMesp

Faça parte você também desta grande família

Oi
Bauducco
Hirota
Home Doctor
5 a Sec
Unilever
''Utilizo os serviços da LaborMesp há anos e faço questão de indicar a empresa. Todos muito cordeais, com laudos precisos e cursos muito bem ministrados. Estão de parabéns!''
Depoimento de cliente 1
Marcelo Pelucchu
Analista Senior de RH
''Descobrimos a LaborMesp após muitas experiências e tentativas frustradas. Já são 3 anos de parceria e estamos muito mais que satisfeitos. Utilizamos diversos serviços e já encaminhamos colaboradores para todos os modelos de cursos e sempre com alto grau de satisfação. Espero que essa parceria perdure por muito tempo.''
Depoimento de cliente 2
Elizangela Santos
Compras

Detalhamento Técnico da NR 9 - PPRA

A NR 9 diz respeito ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ou PPRA que tem como objetivo preservar a saúde e integridade dos colaboradores, por meio de análises que visam identificar, evitar e controlar riscos provenientes do ambiente de trabalho.

Para tal, são analisados agentes físicos, químicos e biológicos, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

É obrigatório que o programa apresente um planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; estratégia e metodologia de ação; registro, manutenção e divulgação dos dados; e periodicidade e avaliação do PPRA, expostos no documento-base.

As principais etapas de um PPRA são:
- antecipação e reconhecimento dos riscos ambientais
- estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle
- avaliação dos riscos aos trabalhadores
- implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia
- monitoramento e exposição dos riscos
- registro e divulgação dos dados

Solicite o Seu Orçamento

Se preferir, entre em contato com nosso departamento comercial: (11) 5564-2700